sexta-feira, 11 de março de 2011

Karina Yuri


A foto apresentada, foi tirada há aproximadamente 11 anos, quando eu tinha 4 anos de idade. Naquela época eu morava no Japão com a minha família. Fui muito feliz na minha infância, como demonstra na foto.

Nós morávamos em um apartamento pequeno e a foto foi tirada no meu quarto. Na parede do quarto tinha vários adesivos e calendários de personagens de desenho que eu gostava.

Como o meu apartamento era muito apertado, e quase não tinha espaço para brincar, minha mãe sempre costumava levar eu e minha irmã para brincar no parque perto de casa. Ou às vezes íamos sozinhas para o parque, porque lá era bem seguro. Mesmo eu tendo 4 anos e minha irmã 6, podíamos sair sozinhas de casa, pois não havia perigo. Além de não ter problemas com a violência, quando precisávamos atravessar a rua, a única coisa que era preciso era levantar o braço, que os carros paravam para você atravessar. Era muito bom poder ser independente, porque depois quando vim para o Brasil, só pude sair sozinha de casa aos 11 anos. Mas voltando a foto, essa hora em que a foto foi tirada, tínhamos acabado de voltar do parque. Certamente, havia horário para voltar. Se não voltássemos antes do anoitecer, meus pais ficariam preocupados e levaríamos bronca. Odiava levar bronca , eu começava a chorar e não parava mais.

O clima de lá era bem distinto, no verão era muito quente, e no inverno era muito frio. Como era verão, eu estava usando vestido rosa, a minha cor preferida quando criança.
No Japão, o chão das residências é forrado com um tapete e a população tem o costume de andar descalço dentro de casa e por isso, estou descalça na foto. Por essa razão, até hoje tenho o costume de andar descalça pela casa.

A foto foi tirada pelos meus pais, em um dos momentos de alegria, pois eu estava sorrindo ao usar o boné do meu pai. Eu tinha a mania de mexer e usar as coisas dos adultos, não sei se era por curiosidade ou se era porque dava uma sensação de poder. Quando era criança o meu maior sonho era crescer e me tornar adulta. Hoje, tudo o que gostaria era voltar a ser criança, porque conforme crescemos, os problemas e as responsabilidades aumentam, e às vezes não sabemos como lidar com tantas mudanças. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário